|
Ideal para aplicações onde paradas instantâneas, precisas e seguras, controle de posicionamento e economia de energia são necessários. O Motofreio satisfaz as necessidades de aplicações como elevadores de carga, talhas, guilhotinas, equipamentos de usinagem, teares, máquinas de embalagem, transportadores, máquinas de lavar e engarrafar, dobradeiras entre outras.
Como funciona um freio?
Para garantir paradas rápidas e precisas o sistema Motofreio age da seguinte forma: ao desligar o motor da rede, é interrompida também a corrente da bobina do freio, que deixa de atuar. Com isso, as molas de pressão empurram a armadura na direção do motor fazendo com que o disco de frenagem seja comprimido entre a armadura e a tampa traseira, freando o motor
Em uma nova partida, o sistema simultaneamente liga o motor e energiza a bobina do freio. A armadura é atraída contra a carcaça da bobina do freio vencendo a pressão das molas e deixando o disco de frenagem livre, que se desloca axialmente, ficando afastado das superfícies de atrito. Assim, o disco é liberado cessando a ação de frenagem e deixando o motor partir livremente. Alimentação da bobina do eletroimã A alimentação da bobina do freio é feita por corrente contínua, que pode ser fornecida diretamente por uma fonte de tensão contínua ou por uma ponte retificadora, que transforma a corrente alternada em contínua e filtra os picos indesejáveis de tensão permitindo um rápido desligamento da corrente elétrica.
Dispomos de diversas marcas : WEG, Siemens, SEW, Eberle
|